terça-feira, 27 de novembro de 2012

Física Dinâmica Leis de Newton: Atividades para 1º Ano

1 – (PUC-MG) Muitos carros modernos estão equipados com um sistema de frenagem intitulado ABS, que evita que o pneu deslize quando os freios forem acionados. O sistema funciona através de um sensor que verifica, dezenas de vezes por segundo, se a roda “travou”, ou seja, parou de girar. Se isso ocorrer, ele momentaneamente libera aquela roda da ação do freio, para só voltar a aplicá-lo quando a roda retomar seu movimento normal de rotação.
Esse sistema garante frenagens mais seguras, e em espaço menor, porque:

a) quando a roda “trava”, há uma perda de energia mecânica do sistema que deve ser evitada.

b) quando a roda “trava”, há um superaquecimento do sistema de freios que deve ser evitado.

c) a inércia do carro é maior com a roda “travada” do que com a roda girando.

d) a dirigibilidade do carro é maior com a roda “travada” do que com a roda girando.

e) o coeficiente de atrito estático é maior que o coeficiente de atrito cinético.
2 – (UFCE) O bloco mostrado na figura está em repouso sob a ação da força horizontal F1, de módulo igual a 10 N, e da força de atrito entre o bloco e a superfície. Se uma outra força horizontal F2, de módulo igual a 2 N e sentido contrário, for aplicada ao bloco, a força resultante sobre o mesmo será:

a) nula

b) 2 N

c) 8 N

d) 10 N

e) 12 N

3 - (PUC-RJ) Uma locomotiva puxa uma série de vagões, a partir do repouso. Qual é a análise correta da situação?
a) A locomotiva pode mover o trem somente se for mais pesada do que os vagões.
b) A força que a locomotiva exerce nos vagões é tão intensa quanto a que os vagões exercem na locomotiva; no entanto, a força de atrito na locomotiva é grande e é para frente, enquanto que a que ocorre nos vagões é pequena e para trás.
c) O trem se move porque a locomotiva dá um rápido puxão nos vagões, e, momentaneamente, esta força é maior do que a que os vagões exercem na locomotiva.
d) O trem se move para frente porque a locomotiva puxa os vagões para frente com uma força maior do que a força com a qual os vagões puxam a locomotiva para trás.
e) Porque a ação é sempre igual à reação, a locomotiva não consegue puxar os vagões.
4(PUC-RJ) – Você é passageiro num carro e, imprudentemente, não está usando o cinto de segurança. Sem variar o módulo da velocidade, o carro faz uma curva fechada para a esquerda e você se choca contra a porta do lado direito do carro.
Considere as seguintes análises da situação:
I) Antes e depois da colisão com a porta, há uma força para a direita empurrando você contra a porta.
II) Por causa da lei de inércia, você tem a tendência de continuar em linha reta, de modo que a porta, que está fazendo uma curva para a esquerda, exerce uma força sobre você para a esquerda, no momento da colisão.
III) Por causa da curva, sua tendência é cair para a esquerda.
Assinale a resposta correta:

a) Nenhuma das análises é verdadeira.

b) As análises II e III são verdadeiras.

c) Somente a análise I é verdadeira.

d) Somente a análise II é verdadeira.

e) Somente a análise III é verdadeira.


5 - (UFPE) Um bloco A de massa igual a 1kg é mantido em repouso, em contato com o teto de um apartamento, sob o efeito de uma força = 20N como ilustrado na figura a seguir. Sabendo-se que é a força de reação normal à superfície do teto, é o peso do bloco, eé a força de atrito, qual o diagrama das forças que atuam sobre o bloco A?


a)

b)

c)

d)

e)

6(UFMG) Dois blocos iguais estão conectados por um fio de massa desprezível, como mostra a figura.

A força máxima que o fio suporta sem se arrebentar é de 70 N.

Em relação à situação apresentada, assinale a alternativa correta.

a) O maior valor para o peso de cada bloco que o fio pode suportar é 35 N.

b) O fio não arrebenta porque as forças se anulam.

c) O maior valor para o peso de cada bloco que o fio pode suportar é 140 N.

d) O maior valor para o peso de cada bloco que o fio pode suportar é 70 N.
7 – (PUC-RS) Um disco gira num plano horizontal com velocidade variável. Uma borracha de apagar está colocada sobre o mesmo, a uma distância D do eixo de rotação. O gráfico que representa melhor a força de atrito estático Fa que atua sobre a borracha em função de sua velocidade linear V é
a)

b)

c)

d)

e)

8 – (PUC-RJ) Uma corrente tem cinco elos cujas massas, a partir do elo superior, são, respectivamente, m1, m2, m3, m4 e m5. A corrente é mantida em repouso, ao longo da vertical, por uma força de intensidade igual a 10N. A força que o terceiro elo faz sobre o quarto é, em newtons,

a) (m1 +  m2 + m3)g.

b) (m4 + m5.)g + 10.

c) (m1 +  m2 + m3)g + 10.

d) (m1 +  m2 + m3)g - 10.

e) (m4 + m5)g.

9 - (UFF) Um bloco desliza, sem atrito, sobre um plano inclinado de um ângulo, conforme mostra a figura.

Considerando-se x a abscissa de um P num instante genérico t e sabendo-se que o bloco partiu do repouso em x=0 e t=0, pode-se afirmar que:

a)

b)

c)

d)

e)

10 – (UFF) Um pano de prato retangular, com 60 cm de comprimento e constituição homogênea, está em repouso sobre uma mesa, parte sobre sua superfície, horizontal e fina, e parte pendente, como mostra a figura.

Sabendo-se que o coeficiente de atrito estático entre a superfície da mesa e o pano é igual a 0,5 e que o pano está na iminência de deslizar, pode-se afirmar que o comprimento da parte sobre a mesa é:
a) 40 cm

b) 20 cm

c) 15 cm

d) 60 cm

e) 30 cm

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